Doula
A doula cuida, informa, esclarece e apoia as escolhas da outra mulher na sua gravidez, parto e/ou pós-parto em contexto domiciliar e/ou hospitalar:
⋙ não decide, não faz partos, não faz diagnósticos.
⋙ ajuda na elaboração de um plano de parto.
⋙ pode fazer uma massagem, cozinhar uma sopa, limpar e arrumar a casa da mulher/família que escolhe os seus cuidados assim como cuidar momentaneamente do bebé para que a mãe possa descansar.
⋙ estuda e pesquisa para dar apoio às escolhas de uma mulher grávida e/ou de uma família.
⋙ apoia na amamentação respeitando o corpo da mulher e as suas vontades.
⋙ apoia também nos cuidados com o bebé respeitando as escolhas e vontades da mulher, dando-lhe ferramentas para que se conecte com a sua intuição e possa decidir em pleno.
⋙ ajuda a organizar uma bênção de gravidez, parto e/ou pós-parto assim como o "chá de bebé".
⋙ pode fazer fotografias na gravidez, parto e pós parto caso a mulher assim o sinta e decida.
⋙ auxilia com exercícios e técnicas de respiração, relaxamento, movimento orgânico e corporal adequado ao corpo da mulher.
⋙ facilita através das artes da dança, da pintura e da visualização criativa uma maior conexão da mãe com o seu bebé e uma melhor preparação para o parto desejado, seja ele parto hospitalar, cesariana, ou parto em casa.




Em Portugal...
profissão de doula não é ainda reconhecida mas, em países da Europa de Norte, a doula é recomendada e muito aconselhada para dar apoio à mulher grávida e à sua família.
Tenho formação de Doula e Educadora Perinatal pelo GAMA - Grupo de Apoio à Maternidade Ativa e estou disponível para te acompanhar. Caso sintas, envia-me mensagem privada e envio-te a informação que necessitas para decidir.
Na minha experiência pessoal, as doulas foram as pessoas que, no silêncio das minhas dores físicas e emocionais, mais conhecimento, espaço e força me deram para eu e as/os minhas/eus bebés pudermos realizar os partos que desejámos!
Com elas aprendi e reconheci a verdadeira irmandade entre mulheres!
Senti na pele a importância de estar rodeada de mulheres quando engravidei e dei à luz os meus filhos. Sei como é ser cuidada, protegida e sei como a minha intuição cresce junto dessas mulheres, as minhas certezas ganham força e sei também a falta que me fizeram quando achei que devia estar sozinha!
