Belinda e Gil a cozinhar desde 2009






































Desde que conheci o G. que alcancei outra forma de ver as minhas refeições e embora na Venda trabalhe com os pratos fantásticos da minha mãe, por vezes apetece-me ter mais fregueses a experimentar pratos vegetarianos que vou descobrindo com ele. No alentejo comem-se muito os enchidos, as carnes e o peixe, por isso é bom existirem alternativas. Começo sempre por dizer aos meus fregueses que os pratos vegetarianos não são só alface e soja, existem em muita maior variedade do que o peixe ou a carne. As próprias açordas alentejanas são facilmente pratos vegetarianos, talvez por isso goste tanto delas e os meus fregueses também. E quando já não sabemos mais que pratos vegetarianos cozinhar, mandamos alguém para bem longe, como por exemplo, para a Índia, para depois obtermos algum resultado proveitoso: umas sandálias novas e uma receita nova para eu colocar em prática: momos! Momos são agora o nosso prato favorito, queremos momos com tudo. Então cá vai a nossa primeira receita de momos, feita no alentejo. 

Momos de cogumelos e legumes

Ingredientes:
- 2 cenouras pequenas
- 1 beringela pequena
- 5 cogumelos frescos
- sal marinho q.b.
- pimenta branca/preta q.b.
- 2 pedaços de gengibre 
- sumo de meio limão
- 1 dente de alho picado

para a massa...
- 275g de farinha 
- 1/2 colher de chá de sal
- 1,5 dl de água morna
- farinha para polvilhar

para o molho...
- 1 iogurte
- mistura de coentros e alho em pó q.b.
- 1 piri-piri
- azeite q.b.
- sal marinho q.b.

Preparação:
Preparar a massa, amassando todos os ingredientes até a massa ficar macia.
Descascar e de seguida picar todos os legumes, cogumelos e gengibre, colocar num recipiente e temperar a gosto com sal, pimenta branca, preta e regar com sumo de limão. Poderão utilizar outros legumes. 
Depois da massa esticada, fazer bolinhas e estender. Colocar no centro das bolinhas uma colher de sopa do preparado de legumes e fechar, fazendo um saquinho. Cozer a vapor durante 20 minutos. Para o molho mexer todos os ingredientes até ficar homogéneo. Servir com arroz basmati e molho picante. 

0 comentários:

Enviar um comentário